quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Futsal

Regras do futsal:

Quadra: A quadra de jogo será um retângulo com o comprimento máximo de 42 metros e o mínimo de 25 metros, tendo a largura máxima de 22 metros e a mínima de 15 metros. Todas as linhas demarcatórias da quadra deverão ser bem visíveis, com 8 centímetros de largura, vedado o uso de sulcos cavados.
Nas quadras com largura igual ou superior a 17 metros, em cada extremidade da quadra, a 6 metros de distância de cada poste de meta haverá um semicírculo perpendicular à linha de fundo que se estenderá ao interior da quadra com um raio de 6 metros. A parte superior deste semicírculo será uma linha reta de 3 metros, paralela a linha de fundo, entre os postes. A superfície dentro deste semicírculo denomina-se área de meta. Nas quadras com largura inferior a 17 metros, o semicírculo perpendicular à linha de fundo terá um raio de 4 metros. As linhas demarcatórias fazem parte da área de meta.

Sub
stituição: A partida será disputada entre duas equipes compostas, cada uma, por no máximo de 5 atletas, um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro. O número máximo de atletas reservas, para substituições, é de 7,Será permitido um número indeterminado de substituições "volantes", a qualquer tempo do jogo, sem necessidade de paralisação da partida. Um atleta que tenha sido substituído poderá voltar a partida em substituição a outro, não tendo a necessidade de avisar o anotador ou cronometrista das substituições.

Duração da Partida:
O tempo de duração de uma partida é de 40 minutos, cronometrados, divididos em dois períodos de 20 minutos cada, com tempo máximo de 10 minutos para descanso entre ambos, para as categorias Principal e Juvenil. Considerando a menor resistência do organismo em formação e não poder exigir-se de atletas de reduzida idade um excessivo esforço físico, os tempos de duração da partida, na categoria Infantil, serão de 30 minutos, cronometrados, divididos em dois períodos de 15 minutos cada, com o máximo de 10 minutos de descanso entre ambos.







http://www.equilibrionet.com.br/biblioteca/fotos/628_FUTEBOL.jpg






Nenhum comentário:

Postar um comentário