quinta-feira, 22 de outubro de 2009

HANDEBOL

Handebol

REGRAS DO HANDEBOL:

QUADRA: A quadra é de forma retangular: compreende uma superfície de jogo e duas áreas de gol e mede 40m de comprimento e 20m de largura.

Os grandes lados são chamados linhas laterais; os pequenos, linhas de gol. O estado da quadra não deve ser modificado de forma nenhuma em benefício de só uma equipe. O gol ou baliza e colocado no meio da linha de gol. Ele deve ser solidamente fixado ao solo. Mede no interior 2m de altura e 3m de largura.

DURAÇÃO DO JOGO: Para equipes masculinha e femininas de mais de 18 anos, a duração do jogo é de 2 X 30 minutos com 10 minutos de intervalo. O jogo começa pelo apito do árbitro central autorizando o tiro de saída, e termina pelo sinal do cronometrista. As infrações e condutas anti-desportivas cometidas antes do sinal do cronometrista, devem ser punidas pelos árbitros, mesmo depois de se ter sinalizado o final do jogo. Após o intervalo, as equipes trocam de quadra. Os árbitros decidem quando o tempo deve ser interrompido e quando ele deve ser retomado.Eles assinalam ao cronometrista o instante da parada dos cronômetros e os da reposição em jogo.

OS JOGADORES: Uma equipe se compõe de 12 jogadores 10 jogadores de quadra e 2 goleiros. Em todos os casos, a equipe é obrigada a jogar com 1 goleiro, 7 jogadores no máximo 6 jogadores de quadra e 1 goleiro que podem se encontrar na quadra ao mesmo tempo, os quais devem ser inscritos na súmula da partida. Os outros jogadores são reservas. Durante o jogo os reservas podem entrar na quadra a qualquer momento e repetidamente, sem avisar o cronometrista, desde que os jogadores substituídos tenham abandonado a quadra. Isto vale igualmente para a substituíção do goleiro. O uniforme dos jogadores de quadra de uma equipe deve ser igual, sendo que a cor do uniforme do goleiro deve diferir claramente das duas equipes.

TIRO DE SAÌDA: No início do jogo, o tiro de saída é executado pela equipe que ganhou o sorteio e que escolheu a saída, ou pela outra equipe, se a que ganhou o sorteio escolheu a quadra.
Após o intervalo, o tiro de saída pertence à equipe que não o fez no início do jogo. Em caso de prorrogação, a escolha da quadra ou da saída é novamente sorteada. No momento do tiro de saída, todos os jogadores devem se encontrar na sua própria meia-quadra: os jogadores adversários devem se encontrar pelo menos a 3m do jogador executante do tiro de saída.





http://static.hsw.com.br/gif/pan-handebol-5.jpg







Nenhum comentário:

Postar um comentário